slider top

A depressão é universal, e já temos o seu “atlas”


O Demónio da Depressão cover

O Demónio da Depressão, by Andrew Solomon. Translated by Francisco Paiva Boléo and Constança Paiva Boléo. Lisbon: Quetzal Editores, 2016. Read an excerpt

por Luis M. Faria

Andrew Solomon, que esteve esta semana em Portugal, é um escritor e jornalista norte-americano. Entre os periódicos de prestígio onde a sua assinatura aparece, contam-se o diário New York Times e a revista New Yorker. Foi lá que em 1998 saiu um artigo intitulado “Anatomia da Melancolia”, onde Solomon descrevia a sua experiência pessoal e abordava os diversos aspetos do tema depressão – desde os psicológicos aos farmacológicos, culturais, sociais e políticos.

O Demónio da Depressão, publicado anos depois, transformou o artigo em livro. Saído recentemente em Portugal (ed. Quetzal), é um “atlas” de uma doença que existe em todo o mundo e afeta cerca de metade das pessoas em algum momento das suas vidas. Na sua versão suave, atinge quase toda a gente, independentemente de o reconhecermos ou não. Uma ressalva: nem tudo aquilo a que se chama depressão o é realmente.

(To read the full article, please visit Expresso.