slider top

Histórias de Família


Longe Da Árvore: Pais, Filhos e a Busca Da Identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Longe Da Árvore: Pais, Filhos e a Busca Da Identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. Read an excerpt

by Mariana Timóteo da Costa

“Um livro que lança flecha atrás de flecha no seu coração”, escreveu o crítico do New York Times Dwight Garner sobre Longe da Árvore (Companhia das Letras), de Andrew Solomon, que acaba de ser lançado no Brasil. Depois de detalhar sua própria batalha contra a depressão no premiado O Demônio do Meio-Dia (Objetiva), o jornalista americano, ativista e filantropo, com doutorado em psicologia sendo concluído, quis pesquisar famílias com crianças fora do lugar comum. Como ele mesmo diz, “frutos que caíram longe da árvore”.

O resultado do trabalho de 11 anos é uma obra de quase mil páginas contendo entrevistas com mais de 300 famílias. Com uma abordagem inovadora sobre identidades verticais (herdadas dos pais) e horizontais (inatas ou adquiridas, diferentes das dos pais), o autor tece um panorama científico (citando pesquisas e tratamentos) e comportamental (como o problema influencia a família) de condições como surdez, nanismo, síndrome de Down, autismo, esquizofrenia, deficiências físicas e altas-habilidades. Além disso, avalia famílias cujas crianças foram geradas após um estupro, cometeram crimes ou “nasceram num corpo errado”, os transgêneros.

O livro de Solomon, extremamente bem escrito e com uma linguagem coloquial, foi elogiado por médicos, cientistas e caiu nas graças das opinião pública americana: vem sendo considerado um dossiê de tolerância e resiliência – efeito que ele espera provocar também entre os leitores brasileiros.

(To read the full interview, please visit O Globo.)